Home / Exames / Densitometria Óssea

Densitometria Óssea

O que é ?
A Densitometria Óssea é uma análise computadorizada da quantidade de cálcio e outros mineirais contidos nos ossos (densidade mineral óssea), tendo como finalidade principal o diagnóstico da osteoporose. Utiliza-se uma fonte de raios-x duo-energética para aquisição de imagens da coluna lombar e do fêmur proximal.

Como é feita ?
O procedimento é feito com o paciente deitado na mesa de exame, com as pernas esticadas ou dobradas. Durante a realização do exame é importante permanecer imóvel. O exame dura em média de 10 a 15 minutos.

O que se sente ?
Nada. O exame é indolor e não há nenhum contato do aparelho com o corpo.

Qual o preparo necessário?
Pede-se vestir uma roupa leve, desprovida de quaisquer acessórios de metal (zíper, botões, broches, etc). Caso o paciente esteja usando tabletes (comprimidos) a base de cálcio, deve-se suspendê-los por 24 horas antes do exame. Não é necessário jejum. O exame não poderá ser realizado caso o paciente tenha feito algum exame radiológico com uso de contraste. Se for o caso, deve-se observar um intervalo de 5 dias, ou, então, fazer a Densitometria Óssea antes do(s) outro(s) exames. Não se deve esquecer de levar exames anteriores de Densitometria Óssea.

Que cuidados ter após o exame ?
Não há nenhuma recomendação especial.
 

 

Copyright 2006 - Hospital Ortopédico de Goiânia - Todos os direitos reservados