Home / Exames / Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

O que é ?
É um equipamento computadorizado que utiliza a radiação (raios-x) para obtenção de imagens diagnósticas. O aparelho realiza fatias milimétricas transversais de diversos órgãos do corpo humano, com ou sem auxílio de contraste iodado.

Como é feita ?
O paciente deitará na mesa de exame e lentamente será levado para o interior do aparelho, onde serão feitas as imagens dos órgãos. É muito importante permanecer imóvel e seguir as instruções do profissional que realiza o exame. Muitas vezes, será necessário encher o pulmão de ar e segurar por alguns segundos. O tempo de exame é variável, podendo durar de 5 minutos a 1/2 hora. Se for realizado em Tomografia Computadorizada Helicoidal (Espiral), pode ser ainda mais rápido.

O que se sente ?
O exame é indolor e não há nenhum contato do aparelho com o corpo. Ocasionalmente, em caso de uso de contraste iodado na veia, você poder-se-á sentir calor no corpo, leve dor no local da injeção, gosto ruim na boca, náuseas, vômitos e outros.

 

Como se preparar para o exame ?
Geralmente, não se exige a realização de preparos ou a observância de jejum para a realização de Tomografia Computadorizada sem contraste. Caso seja necessário o uso de contraste iodado deve-se entrar em contato com a clínica.

Que cuidados ter após o exame ?
Caso tenha sido necessário o uso de contraste iodado na veia recomenda-se a ingestão de líquidos, durante as primeiras horas após o exame, para ajudar na eliminação do contraste injetado. É importante observar a ocorrência de reações alérgicas tardias (erupções na pele, coceira, etc) ou dor no local da injeção, caso isto ocorra, deve-se entrar em contato com a clínica.

 

Copyright 2006 - Hospital Ortopédico de Goiânia - Todos os direitos reservados