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Alimentação

A escolha dos alimentos é muito importante para a saúde. Uma alimentação equilibrada diminui o risco de doenças, entre elas o câncer, já que alguns tipos de câncer podem estar relacionados com a alimentação.
Comer bem não significa comer muito. O segredo está em equilibrar a alimentação, combinando água, proteínas, gorduras, doces, vitaminas e sais minerais.
Os vilões da saúde:
Gorduras:Principalmente se forem de origem animal, como manteiga, banha, bacon (toucinho), creme de leite, gordura de carne, dentre outras, consumidas em excesso, aumentam o risco de câncer de mama, próstata, intestino e útero.

Alimentos defumados, muito salgados e em conserva:
Consumidos em excesso, aumentam o risco de câncer de estômago, esôfago, fígado e intestinos.
É aconselhável diminuir o consumo de salames, mortadelas, salsicha, bacalhau, carne seca e churrasco.

Alimentos coloridos artificialmente (anilinas):
Doces, balas, sucos, gomas de mascar, sorvetes e refrigerantes possuem substâncias que podem provocar câncer de bexiga.

Alimentos mofados:
O bolor do amendoim, assim como substâncias encontradas em alimentos deteriorados são cancerígenas. Daí, a importância de se observar a qualidade e a data de validade dos alimentos.
O que faz bem à saúde:
Frutas, legumes e cereais integrais reduzem o risco de câncer porque são alimentos ricos em vitaminas e fatores que protegem as células sadias da ação dos agentes cancerígenos, tornando-as mais resistentes. Veja onde encontrar os componentes para uma vida saudável.

Vitamina A:Frutas amarelas: laranja, mamão, manga. Vegetais verde escuro: abóbora, cenoura, couve, espinafre, agrião, acelga. Proteínas: gema de ovo, queijo, leite, fígado e rim.

Vitamina C:Frutas ácidas: laranja, limão, acerola, kiwi. Vegetais: brócolis, cebola, couve, pimentão, espinafre.

Vitamina E:Grãos e cereais: arroz, aveia, soja, milho, feijão. Verduras: alface, almeirão, agrião, couve, repolho. Proteínas: peixes, carnes, ovos, leite.

O papel dos alimentos no organismo humano
Existem alimentos que agem como uma vassoura, limpando o organismo de substâncias que podem provocar doenças, dentre eles estão: o alho, cebola, brócolis, repolho, couve-flor e azeite de oliva.

Alimentos constituídos por fibras, como o trigo, são muito benéficos ao organismo. As fibras estão presentes no pão preto, nos grãos, como milho, feijão, soja, grão de bico, lentilha, aveia, farelo de trigo, frutas, verduras e legumes crus.

As cascas e os bagaços de frutas contêm celulose e, assim como os demais alimentos, são para o trânsito intestinal.

Dicas para o dia-a-dia:
  • Procure comer porções de frutas e verduras. Varie na cor e na forma de preparar os alimentos: um verde e um amarelo, um cru e um cozido.
  • Dê preferência aos sucos naturais, frutas e vegetais crus, preparados na hora de serem consumidos. Tenha cuidados de higiene para evitar doenças (cólera, hepatite, verminose). Alimentos que não forem consumidos na hora, devem ficar na geladeira ou bem tampados para que não sejam contaminados.
  • Aproveite os talos, folhas e sementes, cascas e bagaços das verduras, frutas e legumes, pois são ricos em fatores de proteção. Prepare pratos e enriqueça sopas com eles.
  • Cozinhe verduras e legumes por pouco tempo, com panela tampada e pouca água. Utilize a água que cozinhou os alimentos para preparar outros pratos, aproveitando assim, as vitaminas.
  • Abuse das saladas, mas evite os molhos e maioneses.
  • Incorpore ao dia-a-dia o feijão e o milho e coma com mais frequência alimentos preparados com farinha de trigo integral, grão de bico, aveia, lentilhas, castanhas e frutas secas.
  • Prefira as carnes brancas como frango sem pele e os peixes. Use leite desnatado ou com pouca gordura.
  • Controle o peso: limite o consumo de doces e massas e faça exercícios regulares, de acordo com a sua idade e condição física.
  • Não tome cápsulas de vitaminas e minerais sem consultar um médico.
Controle de qualidade dos alimentos:
  1. Escolha frutas, legumes e verduras frescas, de cor brilhante, sem manchas.
  2. Não aperte as frutas e legumes.
  3. Recuse frutas, verduras e legumes amassados e com presença de mofo.
  4. Guarde os alimentos em local seco e longe de produtos de higiene e limpeza.
  5. Cada alimento tem sua temperatura apropriada de conservação.Procure se informar.Coloque as verduras em sacos plásticos – nunca nos de lixo – na gaveta de baixo do refrigerador.
  6. Lave bem frutas e legumes. Os que vão ser consumidos crus devem ficar na água com vinagre (4 colheres para um litro) por 30 minutos.
  7. Cozinhe bem as carnes.
  8. Ferva bem o leite de fazenda.
  9. Não sopre o leite e a comida dentro da panela.
  10. Mantenha hábitos de higiene.

 

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