Home / Saiba Mais / O que é câncer?

O que é Câncer?

 

A célula é a unidade estrutural e funcional do nosso organismo, assim como um tijolo pode ser considerado a unidade estrutural de um grande edifício.

 

A célula é formada por dois compartimentos que são o citoplasma e o núcleo. No núcleo e no citoplasma existem vários componentes das células, que são necessários para manter a sua vida e reprodução.

A célula é rica em água, podendo esta ser considerada um grande laboratório onde se passam todas as reações químicas necessárias às nossas funções.

No núcleo localizam-se os nossos 23 pares de cromossomos, que contém o DNA. O DNA alberga os genes que são responsáveis pela síntese das proteínas, estas que controlam quase todas as nossas funções.

Quando adoecemos as primeiras alterações ocorrem no nível dos nossos genes. O câncer é a transformação de uma célula normal em um célula cancerosa (malígna).

Os agentes físico (ex. raios solares); químicos (ex. derivados do tabaco); os biológicos (alguns vírus como o da hepatite B e do papiloma HPV), transformam os genes normais, chamados de protooncogenes em genes produtores de câncer, chamados de oncogenes.

Em nossas células existem genes que nos protegem contra o câncer, chamados de genes supressores de tumores e genes de reparo.

Quando há um desequilíbrio a favor dos oncogenes, desenvolvemos algum tipo de câncer.

A célula cancerosa se divide em progressão Geométrica ( 1-2-4-8-16)

Além deste tipo de câncer, gerado por agentes físicos, químicos e biológicos (câncer esporádico), temos o câncer hereditário.

No câncer hereditário herdamos um defeito genético do nosso pai ou da mãe e basta adquirirmos mais algumas alterações para termos câncer. É característico de pessoas mais jovens e com vários casos na família. Como acontece por exemplo em certos casos de câncer do intestino grosso, da mama e etc...

O câncer é uma doença comum, perfeitamente curável. A cura depende principalmente do diagnóstico precoce e tratamento especializado.

O nº total de novos casos de câncer esperados nos Estados Unidos e no Brasil no ano de 2000 foram de:

USA -> Total = 1.220.000

BRASIL -> Total = 284.205

O câncer, nas suas fases iniciais, é uma doença indolor. A dor, aparece comumente, nas fases avançadas da doença.

Noventa por cento dos tumores malignos podem ser curados, desde que diagnosticados precocemente e tratados de maneira correta. O tratamento nas fases iniciais, além das altas taxas de cura, não leva a nenhuma mutilação e custa menos.

Para se fazer um diagnóstico precoce, é necessário perder o medo da doença e procurar o médico certo.O tratamento incorreto no início da doença, muito contribui para diminuir as chances de cura.

Para se fazer um diagnóstico precoce, o onco-check-up é fundamental. A cada 6 meses, passar pelo médico que conheça a história natural da doença, converse com você, examine-o da cabeça aos pés e solicite os exames que julgar necessário

 

 

 

Copyright 2006 - Hospital Ortopédico de Goiânia - Todos os direitos reservados